Foto
04 abr

Com ciclo menor, boa adaptação e alta qualidade de carne, Braford é boa alternativa para pecuaristas


Segundo especialista, raça se adequa a vários tipos de produtores

 

Resultado do cruzamento entre o Nelore puro e o Hereford, a Braford é conhecida por sua alta capacidade de adaptação, principalmente no que diz respeito ao clima, e por ser uma raça de ciclo mais curto, o que aumenta a lucratividade do produtor. Na manhã desta terça-feira (4), um Braford da fazenda Querência, localizada no município de Rio Verde, foi apresentado para os visitantes da TECNOSHOW COMIGO. Para falar mais sobre as vantagens da raça, o médico veterinário Witis Baes Rodrigues recebeu os visitantes e fez questão de destacar também que a carne do animal é uma das mais elogiadas do mercado – fato que se deve a proporção da mistura de raças, sendo 62% da europeia Hereford e 38% da brasileira Nelore.

 

Podendo ser criado por vários tipos de produtores, o Braford de monta natural se encaixa no perfil de quem acaba não investindo em inseminação artificial e possui fêmeas Nelores para a reprodução. Já para aqueles que trabalham com a fertilização à distância, o Braford também é uma opção valiosa, pois o material genético tem valor significativo no mercado. No que diz respeito ao ciclo, a raça continua sendo uma boa alternativa: enquanto um animal tradicional é abatido com 36 meses, o Braford vai para o abate com 24 meses. “Sem falar sobre a qualidade e o sabor da carne”, elogia, Baes.  

 

Representando a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Wittis chamou atenção para a importância da existência de uma entidade que certifique a qualidade do que está entrando no mercado. “Todos os animais com o selo da ABHB estão prontos para o campo e darão ao produtor respostas rápidas no que se refere ao cruzamento e fertilidade”, disse.  “Os machos saem com testículos simétricos, qualidade satisfatória de semêm e umbigo corrigido. Já as fêmeas só são vendidas prenhas ou recém-paridas, o que priva que o animal não possui problemas de fertilidade”, completa.

 

A raça sintética, reconhecida assim pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde a década de 60, possui temperamento dócil, bons aprumos, grande fertilidade, qualidade de carcaça e alta longevidade. Características importantes, e que são sinais de adaptação, podem ser conferidas pelo próprio produtor: pelo curto e em tom avermelhado e pigmento ao redor dos olhos – o que significa que a mucosa não é despigmentada.  

 

De olho no umbigo

Outro ponto importante citado pelo veterinário é a condição do umbigo do Braford. “Temos uma tabela de 1 a 5 para identificar a situação do umbigo do animal. 1,2 e 3 são classificações satisfatórias – e diz respeito a um umbigo mais próximo da barriga, 4 é um nível que exige mais atenção por parte do produtor e que está um pouco mais pendulante e 5 significa que o animal precisa ser descartado, pois o umbigo está muito baixo, próximo ao chão”, explica. A preocupação vem devido aos tipos de pastagens mais utilizadas na região centro-oeste. “Aqui trabalhamos com pastos altos e fibrosos, o que, com o contato, acaba ferindo o umbigo do animal e resultando na chamada umbigueira”.

 

Mais sobre a TECNOSHOW COMIGO

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 130 hectares (área total do CTC), onde a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas.

 

FICHA TÉCNICA

16ª edição da TECNOSHOW COMIGO

Data: 3 a 7 de abril de 2017 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Twitter: @tecnoshowcomigo

 


Compartilhe:

Google +