Foto
15 abr

Embrapa Hortaliças expõe tecnologias na TECNOSHOW COMIGO


Destaque para a apresentação de cultivares de pimenta expostas

 

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) estão expostas na 15ª edição da TECNOSHOW COMIGO, que termina no dia 15 de abril em Rio Verde (GO). As cultivares de pimenta BRS Seriema, BRS Moema e BRS Mari, o Sistema Irrigas para manejo de irrigação e a Estação de Trabalho, composta pela casa de embalagem de lona, carrinho de colheita/transporte de hortaliças e uma mesa de seleção de hortaliças, estão entre os materiais em exposição no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), que incluem ainda publicações, como livros, fôlderes e circulares técnicas sobre doenças, manejo e produção orgânica, entre outros temas relacionados à produção de hortaliças. 

 

O destaque para as cultivares de pimenta expostas na feira é apontado pelo agrônomo Ítalo Lüdke, supervisor da área de Transferência de Tecnologia, como resposta às demandas relacionadas à cultura, identificadas pela Emater-GO. De acordo com o supervisor, as empresas processadoras da região vêm demandando novos materiais com características que atendam ao processo industrial, e que agreguem o componente da produtividade, "o que explica o interesse crescente pelos materiais desenvolvidos pelo Programa de Melhoramento de Pimentas da Embrapa".

 

Segundo Lüdke, ao lado da alta produtividade, essas pimentas apresentam características interessantes para processamento, seja como conservas e molhos – a BRS Seriema, pertencente ao grupo varietal conhecido como "bode", tem frutos pequenos, aromáticos e picantes; já a BRS Moema, a "biquinho", ostenta a ausência de pungência, enquanto a BRS Mari, do tipo "dedo-de-moça", tem elevada picância e pode ser produzida para consumo in natura ou processada na forma de molhos e/ou desidratada em flocos com as sementes (pimenta calabresa).

 

A Estação de Trabalho faz parte do grupo de tecnologias listadas entre os casos de sucesso, por terem sido testadas e validadas por pequenos produtores. O kit, que inclui a Unidade Móvel de Sombreamento (UMS), apresenta uma estrutura simples e de baixo custo, que ajuda a manter a qualidade dos produtos colhidos e a saúde do trabalhador. Já a tecnologia desenvolvida com o objetivo de otimizar o processo de irrigação indica como, quando e quanto de água é necessária para determinados cultivos. O equipamento exposto na Tecnoshow possui um Guia Prático para o Uso do Irrigas®, disponível no site da Embrapa

 

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)       
Embrapa Hortaliças     
 
Telefone: (61) 3385-9109

 

TECNOSHOW COMIGO 2016

A 15ª edição da TECNOSHOW COMIGO ocorre de 11 a 15 de abril, no CTC, em Rio Verde (GO). Consolidada como uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil, sendo a maior do Centro-Oeste, o evento oferecerá aos visitantes de diversas regiões do Brasil o que há de mais moderno em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos, plots agrícolas com vários experimentos, além de demonstrações de resultados de pesquisas, palestras, dinâmicas de pecuária e de máquinas, lançamentos de novas variedades para diversas culturas, ações socioambientais, entrega do Prêmio de Gestão Ambiental Rural COMIGO, entre outras atividades. Instituições financeiras também estarão presentes com linhas de crédito e financiamento voltadas para o produtor rural.

 

Mais sobre a TECNOSHOW COMIGO

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 130 hectares (área total do CTC), onde a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas.

 

FICHA TÉCNICA

15ª edição da TECNOSHOW COMIGO

Data: 11 a 15 de abril de 2016 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Twitter: @tecnoshowcomigo

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Weuller Freitas – (64) 3611-1522 / 9627-9897

Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 9282-2213

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 9941-2288

 

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Fernando Dantas – (62) 9227-2631

Renan Rigo – (62) 8522-6645

Galtiery Rodrigues – (62) 9439-5050

Wanessa de Almeida – (62) 9246-8821

 


Compartilhe:

Google +