Será montado um painel de quatro metros de altura, com raízes de nove leguminosas e gramíneas inoculadas e sem inoculação
Os visitantes acompanharão, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, na Tecnoshow 2024 - que será realizada de 08 a 12 de abril, pela cooperativa Comigo, em Rio Verde (GO) - a unidade de demonstração do Programa Soja Baixo Carbono.
A proposta é apresentar várias tecnologias recomendadas para a produção de soja baixo carbono, como a coinoculação da soja com as bactérias fixadoras de nitrogênio (bradirizóbio) e as promotoras de crescimento (azospirillum), além do manejo racional de fertilizantes, o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas e o sistema plantio direto.
Para tanto, será montado um painel de quatro metros de altura com raízes de nove leguminosas e gramíneas inoculadas e sem inoculação: (soja, milho, milheto, feijão guandu, crotálaria, panicum BRS Zuri, braquiária brizanta BRS Piatã e braquiária ruziziensis). “Estamos demostrando as alternativas de diversificação de culturas e o impacto da adoção do sistema de plantio direto na melhoria da qualidade do solo e, consequentemente, na produtividade da soja baixo carbono”, explica a pesquisadora Roberta Carnevalli, da Embrapa Soja.
Programa Soja Baixo Carbono
O Programa Soja Baixo Carbono (PSBC) teve início em 2021 e é uma iniciativa que objetiva agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global. O Programa SBC busca atestar a sustentabilidade da produção de soja brasileira, tornando tangíveis aspectos qualitativos e quantitativos do grão, produzido com tecnologias e práticas agrícolas que reduzam a intensidade de emissão de gases de efeito estufa (GEEs).
O conceito está pautado na mensuração dos benefícios e na certificação das práticas de produção que comprovadamente tenham baixa emissão de GEEs. A construção metodológica é coordenada pela Embrapa Soja com participação de especialistas de várias unidades da Embrapa e de representantes do setor produtivo. O Programa Soja Baixo Carbono adota um modelo de inovação setorial e conta com a parceria de sete empresas apoiadoras: Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM e UPL.
Lebna Landgraf (MTb 2903/PR)
soja.imprensa@embrapa.br/ (43) 3371-6061
Comments