Produção agropecuária global demanda cooperação
- sitetecnoshowcomig
- 8 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.

Ao encerrar o primeiro dia de palestras no Auditório 1, o professor e jornalista, José Luiz Tejon abordou temas de gestão e liderança no agronegócio, com foco no papel do cooperativismo para impulsionar resultados dentro da porteira.
Durante a apresentação, Tejon destacou que as pessoas que transformam o mundo para melhor criam cooperativas e inspiram gerações do setor agropecuário, sem nunca parar. “A cooperação é o único fator que explica a vida humana”, enfatizou o professor.
Ao analisar o cenário global, ele também observou que os países mais desenvolvidos têm um grande número de cooperativas, como a China, que possui mais de 100 mil unidades.
“O que produziremos nos próximos cinquenta anos será tanto ou mais que o que o mundo já gerou até hoje. Ou seja, a produção global de alimentos exigirá cooperação, lembrando sempre que a mudança só ocorre com conhecimento”, afirmou.
Para o pesquisador, as novas exigências para uma boa liderança envolvem velocidade, empreendedorismo, cooperativismo, sustentabilidade instintiva, competitividade criativa, comunicação intensa, transparência, valores e missão.
“É a resiliência e a criatividade que permitem tanto aos indivíduos quanto às empresas alcançarem vitórias em situações que pareciam perdidas”, aconselhou.
Comments