top of page
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
Buscar

Queijos premiados, panelas de barro e itens artesanais compõem Pavilhão da Agricultura Familiar na Tecnoshow COMIGO 2025

  • sitetecnoshowcomig
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

O espaço destinado à produção artesanal segue como uma firme tradição da Tecnoshow COMIGO. Neste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar e Artesanato, localizado ao lado do Pavilhão 2, reúne 25 estandes com itens produzidos de forma artesanal em diversas regiões do estado e do Brasil, como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina.


Com o tema “Gerações do Agro”, a feira é realizada entre 7 e 11 de abril no Centro Tecnológico COMIGO, em Rio Verde (GO), e espera receber cerca de 150 mil visitantes nos cinco dias de evento.


Segundo a coordenadora comercial da Tecnoshow, Mariluce Siqueira, nessa edição, além dos expositores individuais, estão presentes no pavilhão a Associação de Artesãos Mãos de Rio Verde (AMARV), a ACAFA, uma associação de agricultores e artesãos de Santa Vitória, em Minas Gerais, e a Associação de Sacramento de Artesãos, Artistas e Gastronomia Típica (ASAA).


“Já rodei o Brasil em várias feiras agro, mas esse é um evento diferenciado. Aqui há muito respeito pelo artesão, um público muito dinâmico e as vendas são surpreendentes”, resumiu o expositor José Divino Camargo, que trouxe de Goiás Velho (a quase 300 km de Rio Verde), panelas e vasos de barro, entre outros itens do mesmo material. “São peças que representam o artesanato ‘raiz’ da minha cidade e do estado”, complementa.


Os queijos da Serra do Bálsamo também chamam a atenção de quem passa pelo Pavilhão da Agricultura Familiar. Vencedores de vários prêmios nacionais e internacionais, conforme explica a atendente da marca, Priscila Fonseca, as peças vão desde os queijos com sabor mais suave aos mais intensos, além de itens especiais como o queijo flambado no whisky, imerso em azeite, com acréscimo de trufas negras e, ainda, chocolates com queijo ou alho negro. “Fazemos a maturação dos nossos queijos por meio de um processo realizado dentro de uma caverna de cinco metros de profundidade. Os fungos que crescem nesse ambiente são saudáveis e podem ser consumidos, inclusive tendo efeito probiótico no organismo”, disse a atendente.


Diretamente de Aparecida do Rio Doce, a 70 km da cidade onde a feira é realizada, Ângela Batista, da marca Entre Linhas e Pincéis, trouxe itens customizados em gesso e MDF, além de pinturas em tecido, como panos de prato e jogo americano. “Trabalho com artesanato há 30 anos, mas sempre me atualizo sobre as últimas tendências e o que está na moda. Convido a todos para virem ao nosso espaço”, reforçou a artesã, que participa do evento há seis anos.


A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) também realiza a tradicional Feira da Agricultura Familiar no estande da instituição durante a Tecnoshow 2025. Cerca de 20 agricultores previamente selecionados, assistidos pela agência, estarão presentes comercializando seus produtos, que vão de alimentos até peças artesanais.


Além disso, serão realizados sorteios de muda de pequi e a distribuição de mudas nativas do cerrado. Uma equipe de profissionais e técnicos da instituição estará disponível para auxiliar os produtores rurais com informações sobre as políticas públicas de inclusão produtiva rural desenvolvidas pelo Governo de Goiás voltadas para o segmento.


Programação inédita 


A Emater preparou uma programação inédita com serviços, atendimentos e inovação para o homem do campo. Em parceria com a Rede ILPF, está proporcionando uma experiência interativa com tecnologia que permite fazer tour em realidade virtual por fazenda que utiliza sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).


 Outro destaque é a Agroindústria, espaço criado em parceria com o Grupo Cesar, onde serão realizados diversos cursos para produtores. Dentre os temas das capacitações estão panificação com mel, processamento de leite, doces cristalizados, entre outros.


“A Tecnoshow é uma oportunidade única para mostrar ao grande público o trabalho que a Emater Goiás realiza em todo o estado. Neste ano, além da feira da agricultura familiar, vamos levar cursos, palestras, capacitações e uma experiência imersiva de realidade virtual que permite conhecer as vantagens do sistema ILPF”, destaca o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

 

 

 
 
 

コメント


tecnoshow-marca-branca.png

Centro Tecnológico Comigo

Rodovia GO 174, KM 252,5
S/N - Zona Rural 
CEP - 75.913-899
Rio Verde - Goiás

 

Tel: (64) 3611-1684

tecnoshow@comigo.com.br

©2022 desenvolvido por 

assinatura branca.png
bottom of page